<span class="hpt_headertitle">Processo de recuperação de crédito.</span>

Processo de recuperação de crédito.

Trata-se do procedimento feito por empresas especializadas objetivando o pagamento de dívidas negativadas e oferecendo várias formas de pagamento de acordo com as negociações particulares de cada devedor, flexibilizando a dívida de forma diferenciada e com o intuito de restabelecer o devedor, inclusive para novos negócios com o próprio devedor.

Na atual situação, a recuperação de crédito nunca foi tão importante. Ela se diferencia da cobrança propriamente dita, uma vez que nesta não há flexibilização da dívida, que poderá estar ou não negativada.

O momento da pandemia é o de sensibilidade entre credores e devedores. Não é o momento para deixar de pagar as obrigações, nem de recusar o contato da recuperadora ou da empresa de cobrança.

É o momento de manter aberto o canal de comunicação, acompanhar o mercado e negociar conforme as possibilidades e necessidades de cada um.

  • Se não puder conversar ao atender a ligação. Informe o melhor horário para entrar em contato, de preferência quando estiver em casa;
  • Escute a proposta feita para você e valide com seu orçamento;
  • Negocie de verdade! Diga se a proposta está ao seu agrado ou se existem pontos que precisam melhorar;
  • Inclua no seu planejamento o novo acordo e garanta que você vai conseguir cumprir. Se você aceitou a negociação, é preciso manter o combinado até o final;
  • Caso algum imprevisto aconteça e você não consiga cumprir o acordo, entre em contato com a recuperadora.

Notoriamente muitas empresas reduziram salários ou suspenderam contratos de trabalho, além de que muitos empreendedores tiveram que baixar as portas do seu estabelecimento.

Entretanto, foram criadas medidas governamentais para ajudar cada um nesta fase, bem como amplamente divulgada a possibilidade de manutenção da atividade empresarial virtualmente, tudo para ajudar as pessoas a cumprirem seus compromissos evitando que a economia entre em colapso.

Com esta visão, muitas recuperadoras de crédito e empresas de cobrança tem investido em novas fórmulas de negociação (pré) estabelecidas com seus clientes (credores).

As fontes econômicas sugerem que o crescimento da economia só deve acontecer em 2021.

Segundo especialistas haverá queda em 2020, porém com um aumento significativo em 2021, devendo permanecer o investimento em saúde humana neste ano e econômico a longo prazo.

É neste cenário que a MZ Consultoria e Cobrança tem atuado: restabelecimento a longo prazo.

As propostas de acordos entre seus clientes (credores) e devedores é de parcelas menores para início dos pagamentos este ano, aumentando-se o valor gradativamente das parcelas ao longo do tempo.

Tal estratégia possui 3 vantagens:

  • Alocação do devedor no cadastro positivo, ajudando-o indiretamente na constituição de novos créditos no mercado financeiro;
  • Manutenção do faturamento do credor: com saldo positivo em conta, empresas podem manter seus funcionários e atividades.
  • Benefícios econômicos: ambos (credor e devedor) mantendo relações comerciais contribuem diretamente para a economia em benefício da própria sociedade.

Ao passo que a situação se ajusta todos se adaptam à situação fazendo cada qual a sua parte, contribuindo efetivamente um para com o outro, evitando-se o superendividamento e garantindo créditos futuros.

Conte conosco.