Cadastro positivo. Você sabe o que é?

Cadastro positivo. Você sabe o que é?

Foi criado pela lei nº 12.414/2011 e se trata de uma base de dados com informações relativas a crédito e obrigações financeiras, quitadas ou em andamento, de pessoas físicas e jurídicas.

Em dezembro de 2019 o Uol noticiou que quase 1/3 dos consumidores brasileiros possuem restrição de crédito em razão de mais de uma dívida. São 60 milhões de inadimplentes.

Entretanto, o cenário é otimista. No Feirão Serasa Limpa Nome foram mais de 1 milhão de negociações.

É com este objetivo que o Cadastro Positivo foi criado. Não é apenas avaliado se o nome do devedor está nos órgãos de proteção ao crédito, mas leva em consideração o seu histórico de pagamento das obrigações.

“(…) Dessa forma, as empresas com as quais você quer se relacionar poderão analisar seu potencial de bom pagador com base no seu comportamento ao longo do tempo, e não apenas com base no cadastro negativo. Antes, somente as contas que você deixou de pagar eram analisadas. Com o novo Cadastro Positivo, será possível mostrar também todos os seus pagamentos em dia, que serão considerados pelas empresas ao realizar negócios com você.(…).”

 Com o Cadastro Positivo, o consumidor tem mais chances de ter melhores condições e acesso ao crédito, servindo tanto para pessoas físicas com jurídicas.

A MZ Consultoria e Cobrança trabalha no sentido de incentivar o devedor a pagar suas dívidas, para que consiga o acesso a novos créditos, inclusive com taxas mais justas e melhores condições para solicitar empréstimos ou financiamentos.

Fonte:

https://brasilnopositivo.com.br/

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/12/02/maior-parte-dos-inadimplentes-do-pais-tem-divida-contraida-ha-mais-de-7-anos.htm

Fechar Menu