<span class="hpt_headertitle">A cobrança de dívidas pode melhorar seu fluxo de caixa.</span>

A cobrança de dívidas pode melhorar seu fluxo de caixa.

Uma das coisas mais difíceis de suportar, além de não vender, é não receber. Por outro lado, uma cobrança má realizada pode ser pior do que não realizada. Agora, uma abordagem certa, gera bons resultados.

Com o vencimento da obrigação, o devedor deve ser imediatamente acionado para pagamento.

Cobrança x recuperação de crédito. Qual a diferença?

A cobrança é apenas uma forma de convencer o devedor a pagar o débito, sob várias penalidades, inclusive meios judiciais, como última tentativa de quitação. O ciclo é baseado em uma regra de cobrança, isto é, um prazo para que ele salde a dívida até chegar a ação judicial.

Já a recuperação de crédito é a tratativa humanizada com o devedor, levando em consideração suas condições, sendo menos agressiva e mais conciliadora. Busca-se resgatar o crédito para novos negócios. Nesta forma de negociação, abre-se contrapropostas e exceções de ambos os lados, credores e devedores, funcionando como uma espécie de mediação para o melhor acordo, evitando-se o acionamento judicial para satisfação da dívida.

Como isto melhora meu fluxo de caixa?

O bom gerenciamento do departamento de contas a receber influencia diretamente do fluxo de caixa da empresa, consequentemente em sua rentabilidade. Por isso, importante o controle do departamento de contas a receber.

Se a empresa não possui departamento próprio de cobrança ou se este não estiver mostrando efetividade, o fluxo de caixa fica comprometido, deixando a empresa no prejuízo.

Deve haver uma ligação direita entre o departamento de vendas e o departamento de contas a receber, pois verificado o não pagamento, o encaminhamento para cobrança deve ser imediato.

Nos dias atuais, a escassez de recursos financeiros é uma realidade e deve ser considerando como um dos principais problemas a serem administrados.

Nenhuma empresa pode deixar em segundo plano a organização de seu setor de cobranças, pois somente com ações pontuais e rotinas eficientes é que o fluxo de entradas pode rentabilizar a empresa.

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